Para mim, a motivação em pedagogia foi sempre central, mas assente num pragmatismo empírico. Quis inscrever-me e seguir esta Unidade Curricular afim de me inteirar melhor de uma base teórica na Psicologia da Motivação
A elaboração deste blogue, numa lógica de portfolio de competência, deu-me uma ocasião excepcional para reflectir sobre as ideias que tinha sobre a motivação, e sobre a sustentação teórica de alguma das minhas práticas. Assim, procedi a uma re-leitura das minhas práticas pedagógicas e das minhas grelhas de análise de várias questões de sociedade que me interpelam continuamente: a motivação e a desmotivação; a auto-estima e o conceito de si; a ansiedade e o stress. Tudo isto representando conceitos que, aliás, ultrapassam o quadro escolar.
Neste momento, estou sobretudo mais seguro sobre estratégias de intervenção em meio escolar de combate à desmotivação, de combate à ansiedade – por exemplo com o coping.
Esta aprendizagem foi tanto mais interessante que não tendo directamente um papel no frente a frente pedagógico, mantenho uma grande curiosidade em relação às teorias da motivação, quer porque elas têm implicações no funcionamento do sistema educativo que me ocupa, quer porque muitas delas são transferíveis para outras situações, profissionais ou pessoais.
Mas aprendi muitos outros aspectos com este portefólio.
Em primeiro lugar, tenho consciência que um portefólio deste tipo mais do que uma fotografia fiel do percurso formativo que atravessei, é uma pintura – algo impressionista – de algumas pinceladas. Estas cores que me encheram a memória perdurarão.
Também descobri que aprendi não tanto a participar e a debater, o que fiz moderadamente, mas a ler – o que os meus colegas debatiam, e os livros que me apercebia serem interessantes -, a pesquisar na internet e a reflectir.
Por último aprendi a redigir, a ordenar, a reler e a compilar este portefólio electrónico
Em todo este percursos senti amizade dos colegas e um bom enquadramento da Professora Maria João Silva, sempre presente e disponível, que saúdo e que recordarei, como marca de qualidade nas relações humanas que, através da net, estabelecemos.
Sem comentários:
Enviar um comentário