terça-feira, 26 de julho de 2011

A teoria atribucional



A teoria atribucional de Weiner baseia-se no pressuposto de que as percepções pessoais dos sujeitos acerca das causas dos acontecimentos guiam o seu comportamento. O princípio chave da teoria reside no facto dos sujeitos procurarem compreender e descobrir a razão pela qual um determinado acontecimento ocorreu, ou seja, atribuirem as suas realizações positivas/sucesso ou negativas/fracasso a alguma causa e definirem o seu comportamento em função dessas percepções (Fontaine, A., 2005)

Tem particular relevância as estratégias de intervenção que daí decorrem e que o grupo de trabalho sintetiza assim:
·         Valorizar o empenho, da persistência e do esforço do aluno
·         Evitar evocações de desempenhos negativos;
·         Evitar criar falsas expectativas acerca dos desempenhos dos alunos
·         Evitar fazer juízos de valor
·         Desvalorizar situações de fracasso


Fontaine, A. M. (2005). Motivação em Contexto Escolar. (Cap. 1,  p. 15-74). Lisboa: Universidade Aberta.



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