A teoria atribucional de Weiner baseia-se no pressuposto de que as percepções pessoais dos sujeitos acerca das causas dos acontecimentos guiam o seu comportamento. O princípio chave da teoria reside no facto dos sujeitos procurarem compreender e descobrir a razão pela qual um determinado acontecimento ocorreu, ou seja, atribuirem as suas realizações positivas/sucesso ou negativas/fracasso a alguma causa e definirem o seu comportamento em função dessas percepções (Fontaine, A., 2005)
Tem particular relevância as estratégias de intervenção que daí decorrem e que o grupo de trabalho sintetiza assim:
· Valorizar o empenho, da persistência e do esforço do aluno
· Evitar evocações de desempenhos negativos;
· Evitar criar falsas expectativas acerca dos desempenhos dos alunos
· Evitar fazer juízos de valor
· Desvalorizar situações de fracasso
Fontaine, A. M. (2005). Motivação em Contexto Escolar. (Cap. 1, p. 15-74). Lisboa: Universidade Aberta.
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