A motivação como resposta afetiva foi oportunidade para o grupo onde me incluí, com a Isaura Ventura a Maria Belém e a Maria Cruz, investigar, ler e debater em pormenor as questões do Conceito e Estima de si.
Um outro Grupo, o grupo 4, sistematizou, muito bem a interpretação que tem desta questão com o seguinte diapositivo
• Criação de estímulos que levem a emoções que arrastem um sentimento positivo de si.
• - Desmontar a estrutura do conceito de si próprio e ponderar as áreas que requerem maior investimento para o conceito de auto-estima.
• - Definição de um programa de desenvolvimento de competências, que seja suscetível de criar o bem-estar e reforce uma auto-estima positiva.
• - Inclusão em clubes existentes na escola, relacionados com as áreas em que revela mais competências e onde possa realizar tarefas com sucesso.
• - Integrar o aluno num grupo de pares o mais próximo possível da sua idade, o que poderá passar pela integração num CEF, onde os alunos já terão t -Trabalhar a dimensão social, atraindo o aluno para actividades que lhe dêem visibilidade perante a comunidade, responsabilizá-lo por elas e valorizar a sua contribuição para o bem comum.
• - Levar os professores a equacionar se uma nova retenção não irá agravar ainda mais o insucesso do Manuel.
• - Intervir junto da família no sentido de a consciencializar para a importância de um ambiente propício ao desenvolvimento integral da criança/ jovem.
• - utilizar o professor tutor para orientar o Manuel na sua caminhada para a construção de um auto-conceito e auto-estima positivas dos mais do que 15 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário