terça-feira, 26 de julho de 2011

Conceito e Estima de si




A motivação como resposta afetiva foi oportunidade para o grupo onde me incluí, com  a Isaura Ventura a  Maria Belém  e a Maria Cruz, investigar, ler e debater em pormenor  as questões do Conceito e Estima de si.

Um outro Grupo, o grupo 4, sistematizou, muito bem a interpretação que tem desta questão com o seguinte diapositivo


















      Criação de estímulos que levem a emoções que arrastem um sentimento positivo de si.
      - Desmontar a estrutura do conceito de si próprio e ponderar as áreas que requerem maior investimento para o conceito de auto-estima.
      - Definição de um programa de desenvolvimento de competências, que seja suscetível de criar o bem-estar e reforce uma auto-estima positiva.
      - Inclusão em clubes existentes na escola, relacionados com as áreas em que revela mais competências e onde possa realizar tarefas com sucesso.
      - Integrar o aluno num grupo de pares o mais próximo possível da sua idade, o que poderá passar pela integração num CEF, onde os alunos já terão t -Trabalhar a dimensão social, atraindo o aluno para actividades que lhe dêem visibilidade perante a comunidade, responsabilizá-lo por elas e valorizar a sua contribuição para o bem comum.
      - Levar os professores a equacionar se uma nova retenção não irá agravar ainda mais o insucesso do Manuel.
      - Intervir junto da família no sentido de a consciencializar para a importância de um ambiente propício ao desenvolvimento integral da criança/ jovem.
      - utilizar o professor tutor para orientar o Manuel na sua caminhada para a construção de um auto-conceito e auto-estima positivas dos mais do que 15 anos.

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